Mogadouro

CARRO


A vila de Mogadouro situa-se no nordeste Trasmontano, onde funciona como nó viário principal relativamente aos outros núcleos urbanos. Assume uma posição relativamente importante em termos de rede viária, pois constitui o ponto de confluência-cruzamento de várias estradas nacionais:

EN 221 que percorre toda a zona fronteiriça do território do Nordeste Transmontano desde Miranda do Douro a Figueira de Castelo Rodrigo e daqui faz a ligação à Guarda/IP5; esta via foi objecto de importantes obras de beneficiação, com alargamento e regularização do traçado, reposição do pavimento e moderna sinalização;

EN 216 que faz a ligação de Mogadouro a Macedo de Cavaleiros;
EN 219 que liga Mogadouro a Vimioso.

Leia Mais...

Mapa Mogadouro INFORMAÇÃO GERAL


O nome recorda o domínio árabe no Nordeste Transmontano (Mogadouro vem de Macaduron) e obteve a nacionalidade portuguesa em 1272. Pouco resta do seu castelo, para além da torre que ainda domina o monte, construído pelo rei Dom Dinis e cedido aos Templários em 1297.

Ali perto, é possível admirar o pelourinho, a Igreja Matriz seiscentista (com uma torre do século XVII e a interessante decoração em talha dourada dos altares, do século XVIII), algumas casas brasonadas (embora não muito bem conservadas) e o Convento de São Francisco, dos séculos XVI e XVII e com pinturas dignas de registo.

Leia Mais...

Dados Estatísticos: MOGADOURO:
Mogadouro Mogadouro Número de Freguesias (2002) = 28
População em 2001 = 11235 Hab.
Área (2002) = 758,6 Km2
Densidade Populacional (2001) = 14,8 Hab./Km2
Taxa de Crescimento (1991/2001) = -7,8 %

Índice Envelhecimento (2001) = 207,5

* Fonte de informação: Municipia, INE

Trindade Coelho Trindade Coelho Escritor. Natural de Mogadouro, a sua obra reflecte a infância passada em Trás-os-Montes, num ambiente tradicionalista que ele fielmente retracta, embora sem intuitos moralizantes.

O seu estilo natural, a simplicidade e candura de alguns dos seus personagens, fazem de Trindade Coelho um dos mestres do conto rústico português. Fiel a um ideário republicano, dedicou-se a uma intensa actividade pedagógica, na senda de João de Deus, tentando elucidar democraticamente o cidadão português.

 Leia Mais...

 Inserido numa região turistica com traços unicos e de rara beleza natural, a paisagem e recursos naturais constituem um fonte de inesgotável interesse para quem nos vem visitar.

  • Travessias fluviais do rio douro

  • Circuito "Amendoeira em Flor"

  • Mundial de radiomodelismo

  • Circuito Miranda do Douro - Lingua mirandesa lida e ouvida

  • Caça

  • Pesca

 A variedade e originalidade dos recursos naturais constituem sem duvida uma oferta turistica impar, de realçar ainda a Gastronomia Tipica da Região que assenta sobretudo no tradicional fumeiro e caça natural  

Finland inotur picma